COORTE CPAPI
Uma coorte é um tipo de estudo observacional e longitudinal, ou seja, que acompanha os indivíduos ao longo do tempo a fim identificar fatores que influenciam um determinado desfecho de interesse.
A coorte de nascimentos do CPAPI, no âmbito do projeto "Avaliação do desenvolvimento na primeira infância após a pandemia de Covid-19: um estudo de coorte", tem o objetivo de investigar fatores (biológicos, ambientais e sociais) associados ao desenvolvimento infantil, e para isso chegou a uma amostra de 2025 bebês nascidos em duas maternidades de Ribeirão Preto (SP), entre julho/2023 e março/2024. Organizada em etapas, ou ondas de acompanhamento, a coorte CPAPI monitora a saúde, o desenvolvimento físico e cognitivo e o contexto socioeconômico dos participantes do estudo. Um estudo como este, que avalia os mesmos indivíduos ao longo de todo período da primeira infância, é uma oportunidade única de avançar o conhecimento científico sobre os aos fatores de risco e proteção para o desenvolvimento infantil.
A primeira onda de acompanhamento ocorreu ao longo de 2024, aos 6 meses dos bebês da coorte. Nesta etapa, além da aplicação de questionário socioeconômico para os cuidadores e aplicação de instrumentos psicométricos nos bebês, tivemos também a coleta de actigrafia (responsável por aferir o ciclo sono-vigília das crianças).
A segunda onda de acompanhamento tem início previsto para janeiro de 2025. Muitos dos instrumentos utilizados na etapa anterior serão reaplicados, a fim de ter uma visão longitudinal sobre temas como desenvolvimento, ciclo sono-vigília, depressão materna e condições socioeconômicas. Novos instrumentos como Bayley-III, The Adverse Childhood Experiences Questionnaire (ACE) e Experiences of Discrimination (EOD) serão incluídos nesta rodada.
As próximas etapas ainda estão sendo planejadas. Em breve teremos novidades!
Para saber mais detalhes sobre o andamento das pesquisas, acesse nossos relatórios anuais.
Apoio | Supported by
As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP ou dos demais parceiros institucionais do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância | The opinions, hypotheses and conclusions or recommendations expressed throughout this material are the author's responsibility and do not necessarily reflect the opinion of FAPESP, nor the one of other institutional partners of the Brazilian Center for Early Child Development.