QUEM SOMOS
O desenvolvimento de uma criança consiste em um processo dinâmico, hierárquico e ordenado de desenvolvimento e domínio de habilidades interdependentes em diferentes áreas, a saber: motora, afetiva, cognitiva, de linguagem e social. Tais habilidades a preparam a criança para o aprendizado, bem como a aquisição de outras habilidades no futuro – processo envolve fatores biológicos, psicológicos e sociais. Os primeiros anos de vida de uma criança constituem-se, portanto, em um período sensível, considerado uma “janela de oportunidades”. As crianças que experimentam ambientes adversos na primeira infância tornam-se mais vulneráveis a condições de vida com recursos precários e estressantes, podendo ser impactadas a curto, médio e longo prazo.
Diante desse contexto, o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI) surge como um centro de pesquisa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob o processo no 2019/12553-0, com o objetivo de proporcionar equidade de oportunidades a crianças de 0 a 6 anos de idade por meio da geração de evidências científicas, de modo a embasar a formulação de políticas públicas e promover o desenvolvimento sadio e pleno na primeira infância no país.
O CPAPI é também fruto da iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), que agrega sete instituições em torno do objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida durante a primeira infância: Fundação Bernard van Leer, Center on the Developing Child e David Rockefeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper, Porticus América Latina e Faculdade de Medicina da USP. O NCPI tem a visão de construir pontes entre o conhecimento científico e a sociedade no longo prazo, para embasar políticas públicas e práticas profissionais na promoção da primeira infância.
Confira abaixo nosso evento de lançamento, em português ou inglês!
Apoio | Supported by
As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP ou dos demais parceiros institucionais do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância | The opinions, hypotheses and conclusions or recommendations expressed throughout this material are the author's responsibility and do not necessarily reflect the opinion of FAPESP, nor the one of other institutional partners of the Brazilian Center for Early Child Development.