Equipe

EQUIPE


PESQUISADORES PRINCIPAIS

Naercio Menezes Filho

Naercio Menezes Filho é Professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper, Professor Associado da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, Colunista do Valor Econômico, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI). Naercio é PhD em Economia pela Universidade de Londres e desenvolve pesquisas nas áreas de educação, primeira infância, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade e comércio internacional.

Débora Falleiros de Mello

Débora Falleiros de Mello é Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), atua na área de ensino e pesquisa em Enfermagem em Saúde da Criança, com foco no cuidado da criança no contexto da família e no seguimento da saúde infantil no campo da atenção primária à saúde.

Maria Beatriz Martins Linhares

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica Infantil e Psicologia Hospitalar. É mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP-USP), e pós-doutorado pela University of British Columbia/BC Children's Hospital. É Professora Associada (Sênior) do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atua como orientadora do programa de pós-graduação em Saúde Mental na mesma instituição e do programa de pós-graduação em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança (LAPREDES, FMRP-USP). É membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) e do Instituto para a Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Pauo (IVEPESP). É também pesquisadora do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI).

Rogerio Lerner

Rogerio é psicólogo, mestre, doutor e Livre-Docente em Psicologia pelo IP-USP, onde é Professor Associado de graduação e pós-graduação. Concluiu o Pós-Doutorado pela Universidade Paris 6 em 2009. Desde 2011, é Fellow do College of Research Training Programme na University College London - International Psychoanalytical Association. Desde 2019, é docente subsidiário no Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Atua nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Psicanálise, parentalidade e constituição psíquica.  Tem se ocupado da produção e divulgação de evidências em escala grupal e tratamento estatístico de dados de trabalhos com Psicanálise e Psicoterapia Psicodinâmica. É membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), do Comitê Científico da Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL), do Comitê Científico da International Psychoanalytical Association (IPA), faculty member do Research Training Programme (IPA), além de pesquisador principal do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI). É Editor Associado da Revista Psicologia USP e membro do Conselho Editorial da Revista Estilos da Clínica, da USP. Ganhou os seguintes prêmios monográficos: em 2012 - Prêmio Comunidade e Cultura da FEPAL; em 2013 - terceiro colocado no Prêmio Cesar Ades do Conselho Federal de Psicologia; em 2019 - Psychoanalytic Research Exceptional Contribution Awards da IPA.

Sonia Isoyama Venancio

Médica pediatra, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Pesquisadora Científica VI e Vice-Diretora do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública da FSP-USP. Consultora do Ministério da Saúde na Área de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, apoiando a formulação e implementação de políticas, capacitações para gestores e profissionais de saúde e o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Em 2017, foi consultora do Ministério da Cidadania na implantação do Programa Criança Feliz. Desenvolve pesquisas na área de Saúde Coletiva, com ênfase na Saúde da Criança, Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, Desenvolvimento Infantil, Avaliação em Saúde e Políticas Informadas por Evidências.


PESQUISADORES ASSOCIADOS

Alicia Matijasevich

Alicia Matijasevich é Professora Associada do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Alicia é médica pediatra (Universidad de la República, Uruguay), com mestrado e doutorado em Epidemiologia (Universidade Federal de Pelotas, Brasil) e pós-doutorado no Departamento de Medicina Social da Universidade de Bristol, Inglaterra. Tem experiência no delineamento, coordenação e análises de dados de estudos epidemiológicos. Nos últimos 15 anos tem realizado investigações epidemiológicas na área da saúde materno-infantil, desigualdades na saúde e na atenção à saúde no contexto de estudos do ciclo vital. É pesquisadora das coortes de nascimento de Pelotas e da coorte MINA-Brasil. Colabora com uma ampla rede de pesquisadores nacionais e internacionais. Com colegas da Universidade de Bristol, desenvolveu métodos alternativos para avaliar causalidade e novas metodologias para as análises de dados longitudinais. Desde 2010 é pesquisadora bolsista de produtividade do CNPq.

Antônio José Ledo Alves da Cunha

Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Charles Kirschbaum

Charles Kirschbaum é Ph.D. em Administração de Empresas (em Estudos Organizacionais) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizou seu pós-doutorado em Sociologia Econômica na Columbia University e tem o título de MBA pela Universidade de Pensilvânia/Wharton. É Professor Associado do Insper, em São Paulo. É membro do Centro de Estudos em Negócios onde realizou pesquisas ligadas a análise de redes sociais em empresas. Faz parte do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). Leciona Estratégia para o Doutorado, Mestrado em Profissional em Administração e para a Graduação. Além disso, leciona a optativa Social Networks para a graduação em Administração e o curso Redes Sociais, Computação e Sociedade para o curso de graduação em Engenharia de Computação. Sua área de pesquisa incluem temáticas, como: campo organizacional, estratégia empresarial, institucionalismo, redes sociais, teoria organizacional, redes e relacionamentos entre alunos e professores. 

Ciro Biderman

Ciro Biderman é Professor no Programa de Doutorado em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pesquisador Associado no Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público (CEPESP-FGV). Obteve seu pós-doutorado em Economia Urbana no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 2007, e seu doutorado em Economia na FGV-EAESP, em 2001. Ele atuou como pesquisador visitante no Lincoln Institute of Land Policy entre 2006 e 2012. Seus interesses de pesquisa incluem economia urbana e regional, com foco em políticas públicas a nível subnacional e particular ênfase em economia dos transportes e políticas fundiárias. Anteriormente, foi Diretor de Inovação da Prefeitura de São Paulo (2016) e Chefe de Gabinete da Companhia de Trânsito de São Paulo (SPTrans) (2013-2015).

Cláudia Maria Gaspardo

Professora Doutora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências de Bauru da Universidade Estadual Paulista (2001), com aprimoramento profissional em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003). Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2010). Pós-doutorado (PNPD/CAPES) pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2018). Realizou capacitação no IDEAS Impact Framework na University of Oregon em parceria com o Frontiers of Innovation of the Harvard Center of Developing Child (HCDC). Membro do GO-TEAM Brazil dos projetos do I-Lab (Laboratório de Inovação), Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção de problemas de desenvolvimento e comportamento da criança, fatores de risco e proteção ao desenvolvimento de crianças vulneráveis nascidas pré-termo; avaliação do desenvolvimento infantil; avaliação de estresse e dor e manejo não farmacológico da dor em neonatos. 

Daniel Domingues dos Santos

Daniel Santos é professor associado de Economia na Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. Doutor pela Universidade de Chicago, Daniel foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Econometria e é atualmente coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES), além de membro ativo no Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), Rede Ciência pela Educação (CpE), e Edulab 21. Em sua agenda de investigação, Daniel se dedica especialmente a compreender questões relacionadas ao desenvolvimento infantil e ao desenvolvimento socioemocional no contexto escolar. É também um dos autores do instrumento de mensuração do desenvolvimento socioemocional SENNA (2013), aplicado em mais de 300 mil estudantes brasileiros até o momento.

Darci Neves

Professora Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Eurípedes Constantino Miguel Filho

Médico Psiquiatra graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Associado Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale. Lidera projetos de pesquisa na área de transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e na área do Desenvolvimento. Foi o fundador e coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (PROTOC) em sua Instituição, é Coordenador do Consórcio Brasileiro de Pesquisas do Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (C-TOC). Tendo como foco o TOC, coordenou três Projetos Temáticos patrocinados pela FAPESP e, é, no momento, um dos Pesquisadores Principais de um projeto oriundo do Instituto de Saúde Americano (NIH) (com colaboradores dos Estados Unidos, Índia, África do Sul e Holanda). Desde 2009, é o responsável pela Disciplina de Psiquiatra da Infância e Adolescência em seu Departamento, onde iniciou diversas linhas de pesquisa que culminaram com a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD) (www.inpd.org.br) com apoio do CNPq e da FAPESP, o qual coordena desde então. Desde 2021 é o coordenador do Programa de Pós-Graduação de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Fernando Mazzilli Louzada

Doutor em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado na Harvard Medical School. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. 

Guilherme Polanczyk

Professor Associado de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Helena Brentani

Professora de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Joana Simões de Melo Costa

​Joana Costa é pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde 2004. Obteve doutorado em Economia na PUC-Rio em 2013. Anteriormente, ela trabalhou no IPC/UNDP (International Poverty Centre/UNDP-Ipea) em projetos relacionados a desigualdades de gênero e pobreza (2004-2009). Atualmente, encontra-se alocada na diretoria de estudos e políticas sociais do IPEA, e tem trabalhado com projetos de avaliação de políticas sociais em áreas como educação, trabalho e gênero.

Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave

É professor do Departamento de Economia da FEA-RP/USP e Coordenador do LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social). Tem mais de 20 anos de experiência na área de avaliação de políticas públicas, especialmente políticas educacionais. Também investiga de que modo as experiências vividas nos primeiros anos de vida da criança estão associadas a resultados futuros, tanto em resultados educacionais, como em termos de envolvimento com violência (dentro e fora da escola) e criminalidade.

Ricardo Paes de Barros

Ricardo Paes de Barros é graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Realizou pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale. Integrou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) por mais de 30 anos, onde realizou inúmeras pesquisas focadas em questões relacionadas aos temas de desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação no Brasil e na América Latina. Em 2015, assumiu a Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper, onde se dedica ao uso de evidência científica para identificação de grandes desafios nacionais e para a formulação e avaliação de políticas públicas, cobrindo os temas de produtividade do trabalho, educação, primeira infância, juventude, demografia, imigração, além dos tradicionalmente recorrentes em sua trajetória, desigualdade, pobreza e mercado de trabalho.


PÓS-DOUTORANDAS

Juliana Araújo Teixeira

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Mestre (2009) e doutora (2018) em Ciências pela FSP-USP, área de concentração: Nutrição em Saúde Pública. Atualmente é pós-doutoranda do Centro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI) e bolsista do Brazil Office, David Rockefeller Center for Latin American Studies, Harvard University. Participa dos projetos PIPAS (Primeira Infância para Adultos Saudáveis, Instituto de Saúde); Infant feeding in New Zealand (Growing Up in New Zealand cohort study) e ProcriAr (Influência de fatores nutricionais e poluentes atmosféricos na saúde respiratória das crianças: um estudo de coorte de gestantes). Possui experiência na área de Epidemiologia, com ênfase em Epidemiologia Nutricional. Atua principalmente com os temas: avaliação do consumo alimentar e saúde materno-infantil. 

Mariana Moraes de Oliveira

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2006-2010); Especialização em Fisiologia do Exercício pelo Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de São Carlos (2011-2012); Mestrado (2012-2015) e Doutorado (2016-2021) em Ciências pelo Programa Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atuou como assistente de pesquisa (2021-2023) na supervisão de campo do Projeto BRISA (Fase Escolar), estudo de coorte conduzido pelo Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA) da FMRP-USP. Atua como pós-doutoranda no Centro Brasileiro para o Desenvolvimento na Primeira Infância (CPAPI), Insper, realizando as atividades de implementação de estudo de coorte de desenvolvimento na primeira infância.

Sarah Blima Paulino Leite

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos com Mestrado e Doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Atualmente é pós-doutoranda no CPAPI, Insper. Possui ampla experiência em Genética Humana com ênfase em Biologia Molecular (PCR em Tempo Real) e Biologia Celular (Cultivo de linhagens celulares pluripotentes e tumorais), Epigenética (Metilação e Hidroximetilação do DNA; Imunoprecipitação de Cromatina) e Mecanismos regulatórios da expressão gênica (RNAs não codificadores: miRNAs e siRNAs). Foi supervisora de campo do estudo de coorte BRISA (fase Escolar) coordenado pelo Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA-FMRP/USP).

Inacia Bezerra de Lima

Graduada em Psicologia (Bacharelado) pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), especialista em Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial, Doutorado Direto pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Estágio de doutorado no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde - CINTESIS da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal. Foi supervisora de campo do estudo de coorte BRISA (fase Escolar) coordenado pelo Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA-FMRP/USP). Possui ampla experiência em supervisão de pesquisas em Saúde Mental, Transtornos Mental e Saúde Pública. Atualmente é pós-doutoranda no Centro Brasileiro para o Desenvolvimento na Primeira Infância (CPAPI), Insper.


EQUIPE TÉCNICA

Bruno Kawaoka Komatsu

Bruno Kawaoka Komatsu é pesquisador na Cátedra Ruth Cardoso do Insper e docente no Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. Atua na área de pesquisa em políticas públicas e problemas da economia brasileira. No Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI), Bruno atua no apoio técnico à pesquisa. 

Claudia Cerqueira do Nascimento

Economista, doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (EAESP-SP). Foi pesquisadora de pós-doutorado no CEBRAP e membro do grupo de pesquisa "Economics and Politics Research Group", da UnB. Atuou como diretora técnica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e como assessora no Comitê de Combate à Covid-19 - ambos no governo do estado de São Paulo.

Share by: